Páscoa: aprenda a fazer uma linda mesa para a família

Em razão da pandemia atual, a Páscoa deste ano deve ser bem diferente, mas, apesar disso, não estamos impedidos de celebrá-la em família. Comemorada há séculos pelos cristãos, a data simboliza a ressurreição de Cristo e, assim como o Natal, é uma época especial, repleta de amor, comunhão e bondade. 

Apesar das controvérsias sobre os símbolos, a tradição de presentear as pessoas com ovos de chocolate é muito antiga. Mas, independente da forma com que se queira comemorar, o mais importante é saber que sempre haverá esperança, essa é a principal mensagem da Páscoa. Afinal, isso é tudo o que precisamos, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para fazer uma linda mesa temática, seja para um café da manhã ou para o almoço de domingo de Páscoa. As dicas são da expert Roberta Borges do Ig @bybetaborges. Confira:

Busque inspirações

Se esta é a primeira vez que vai decorar a mesa para celebrar a Páscoa, não tenha receio de pedir ajuda a algum amigo ou de buscar inspirações na internet. A web tem uma variedade de dicas de artesanato e DIY para quem gosta de produzir, você encontra opções como, guirlandas, coelhinhos de tecido e muito mais.

Utilize os símbolos pascais

O ovo e o coelho são os principais elementos da Páscoa, mas existem outros itens que podem aparecer na decoração. O cordeiro, por exemplo, representa a libertação dos pecados. O sino simboliza a ressurreição, bem como a vela. A cruz lembra o sacrifício de Jesus pelos homens. O pão (ou trigo) e o vinho (ou uva) representam, respectivamente, o corpo e o sangue de Cristo. 

Decore a mesa com coelhinhos

O coelho é um animal que simboliza nascimento, fertilidade e esperança, e é um item indispensável na decoração de Páscoa. O enfeite pode ser usado de diversas maneiras e não só na mesa, mas em outros ambientes da casa. Além dos coelhos de tecido e pelúcia, vale mencionar as louças e demais itens com formatos ou desenhos de coelhos, como pratos, tigelas, porta guardanapos, entre outros. 

Obs: caso não tiver pratos temáticos, use o melhor jogo de pratos que tiver e compense a decoração em outros itens.

Use ovos para enfeitar

Assim como o coelho, o ovo também representa o nascimento e pode ser usado de inúmeras formas. É possível decorá-lo com tintas coloridas e colocá-lo em recipientes transparentes para enfeitar a mesa ou móveis. A casca pode ser aproveitada em mini arranjos ou para enfeitar guirlandas e pendentes. Também é possível se inspirar na figura do ovo e criar enfeites com barbante, tecidos, velas e outros materiais. 

Obs: a pintura dos ovos pode ser uma atividade divertida para fazer com as crianças

Aposte nas cenouras

A cenoura não é necessariamente um símbolo pascal, mas é muito utilizada na decoração e traz à memória o coelhinho. Além disso, ela deixa tudo mais bonito e alegre com sua cor vibrante. Muito lembrada pelas crianças na época, a hortaliça serve de inspiração para confecção de diversas peças como, arranjos, guloseimas, varais e outros itens, que ficam divertidos na decoração da mesa e da casa.

Faça marcadores criativos

O marcador de lugar é um elemento essencial para uma mesa de Páscoa bem montada. Ele deve conter o nome da pessoa e um mimo especial, como uma pequena planta cultivada dentro da casca do ovo, uma tulipa ou um doce com formato de coelho. O item fica muito divertido, especialmente quando a mesa é feita para crianças. Um capricho fácil de fazer e que com certeza agradará a todos!

Centro de mesa e guardanapos

Caprichar na escolha do centro de mesa é muito importante. Ele pode ser elaborado com velas, coelhos, e até mesmo flores e ovos. A combinação de ovos de galinha e flores pode dar origem a belíssimos arranjos. Outra dica muito bacana é dobrar o guardanapo no formato de coelho. 

Guirlanda para Páscoa

A guirlanda é um ornamento versátil e utilizado em datas especiais como o Natal. O formato em círculo, sem princípio nem fim, simboliza o eterno amor de Deus e o ciclo da vida. A guirlanda de Páscoa é símbolo das boas vindas de Jesus. Colocar o ornamento na porta de casa significa votos de proteção, paz e prosperidade. Uma dica é aproveitar a base de guirlandas de comemorações passadas e enfeitá-las com ramos, ovos coloridos, coelhos de tecido, flores e muitos outros elementos.

Bônus

Para deixar a celebração de Páscoa ainda mais especial, que tal fazer uma brincadeira com a família? Caça aos ovos é uma brincadeira muito divertida para descontrair e onde todos saem ganhando, afinal, é impossível alguém ficar sem um docinho. Na brincadeira, os ovos (ou chocolates) devem ser escondidos em vários cômodos da casa, de preferência, em locais que sejam de fácil acesso e que não ofereçam riscos para as crianças. A caça começa ao sinal do condutor da brincadeira.  As pistas devem estar espalhadas ou podem ser faladas diretamente pelo condutor. Com o auxílio de cestos, os participantes devem recolher quantos ovos ou doces encontrarem. O término da brincadeira vai de acordo com a preferência de cada um, em algumas caças, o jogo termina quando todos os ovos e doces foram apanhados, já em outros, quando o tempo de brincadeira se esgota.