Como se tornar um profissional de Mesa Posta

Vale a pena empreender no mercado da mesa posta e deixar a antiga profissão?  A mesa posta é para todos? É um mero modismo? Na sexta edição da ABCasa Fair, a especialista em etiqueta e mesa posta, Melissa Moutinho, respondeu a essas e outras indagações.

Em sua palestra por tema “Mesa Posta como profissão”, que aconteceu no espaço Casa Clube, a expert falou sobre o movimento “De Volta para o Lar” e a profissão de mesa posta como tendência, além de compartilhar quais os elementos chaves para se tornar um profissional de sucesso na área.

Melissa é designer de interiores, mas há mais de 10 anos dedica-se exclusivamente a etiqueta e mesa posta, comandando diversos cursos na área, sendo o ensino o seu principal nicho neste mercado. Entre os nomes mais marcantes de sua carreira, a especialista é criadora do Receber Chick e do curso internacional Tour Art de La table de Paris. 

Na ocasião, além de compartilhar a própria experiência e conferir dicas aos espectadores,  a especialista listou 5 habilidades e requisitos para se tornar um profissional da mesa posta. Veja: 

  1. Entender de gente:para atuar com mesa posta, é preciso gostar de pessoas e de lidar com elas, pois a todo momento se lida com as necessidades e desejos do outro. 
  1. Boa comunicação verbal e não verbal:saber comunicar e expor o seu trabalho de forma coerente, com um português claro e correto, além de passar segurança e firmeza por meio das suas ações. 
  1. Cuidar da imagem pessoal: o profissional de mesa posta precisa refletir o seu trabalho e isso implica em cuidar da imagem pessoal. De acordo com estudos, o cérebro consegue obter uma primeira impressão em apenas 15 segundos. Com isso, o cliente precisa acreditar em você antes mesmo de você se referir a ele.
  1. Ter habilidade técnica: a capacitação é o grande diferencial dos profissionais que permanecem no mercado de mesa posta. Dessa forma, buscar cursos e imersão na área que vão possibilitar e desenvolver habilidades. 
  1. Criar e trabalhar a sua marca: cuidar da sua marca proporciona credibilidade e segurança no seu trabalho. É preciso fazer com o que você passa para o seu cliente tenha valor e estrutura. 

Dicas da expert para quem quer ter sucesso: 

1- Encontre o seu caminho: é bom se inspirar em outros profissionais, mas é melhor ainda  procurar a sua própria personalidade, do contrário, você correrá o risco de ser a cópia de alguém. 

2-Ter valores e propósitos: é preciso descobrir o que é importante para você, o que é valorizado para você e quais são os seus propósitos de acordo com a sua experiência pessoal. Se é a família, levar a importância da família, a  importância da mesa ou do lar para outras pessoas.

3- Encontrar o seu nicho de mercado: a mesa posta possui um nicho muito amplo e é importante encontrar um nicho para não patinar no caminho. Se trabalhar no nicho de noivas, se fazer consultorias nas casas, atuar como organizer ou etiqueta, se promover cursos e palestras. Ou seja, descobrir onde se quer chegar e, a partir disso, buscar especialização. 

4-Ter foco: tenha constância no seu trabalho, visualize onde quer chegar e busque conhecer os passos básicos para tornar isso possível, sem passar por cima de algum deles.