Ambiente 2020: veja os destaques da feira de Frankfurt

Entre os dias 7 e 11 de fevereiro, a cidade de Frankfurt, na Alemanha, recebeu mais uma edição da Ambiente, uma das principais feiras de bens de consumo do mundo. 

O evento reuniu mais de 4500 expositores de diversos países para apresentar as novidades em produtos para cozinha, artigos para mesa posta, utensílios domésticos, decoração, entre outros. 

Nossa colaboradora e arquiteta, Tânia Bueno, falou tudo sobre a feira, como também os principais destaques que passaram por lá. Confira:

Diving, Diving e Living

A feira Ambiente é organizada em três segmentos e todas as peças em exposição são divididas pelos temas Dining, Giving e Living. 

O Dining envolve tudo sobre mesa posta, culinária e novos conceitos de gastronomia e personalização. A gama de produtos vai de acessórios de cozinha inovadores até pequenos eletrodomésticos.

Já o Giving é voltado para a diversidade de idéias para presentes no geral e para todos tipos de eventos, ocasiões e estilos de vida.

Por fim, o Living é direcionado para setores de mobiliário, design de interiores e decoração. O segmento apresenta soluções para casas do futuro, iluminação, tecidos, objetos, fragrâncias para casa e tendências de decoração no geral.   

Tendências para 2020

A sustentabilidade,  o consumo na sociedade atual e como novos desafios sempre levam a soluções inovadoras foram temas destacados no evento. Dessa forma, o evento enfatizou que estar atento às mudanças e a nova geração que consome de forma consciente é fundamental para o sucesso do varejo.

Na ocasião, também foi apresentado uma pesquisa feita pela Stilbüro bora.herke.palmisano, na qual apresentou tendências para 2020. O resultado foi dividido em três macro temas que são Shaped + Softened/ Precise + Architectural/ Artistical + Diverse. Veja:

Shaped + Softened (Forma e suavidade)

Transparente como a água e o vidro e leve como as nuvens, frequente e claro, mas não chato. Uma tendência agradável do futuro, com objetos esculturais, superfícies lisas e tecidos macios, mobiliário funcional, formas suaves e linhas fortes. As formas são tão essenciais quanto os materiais, qualidade cria uma sensação de bem-estar, o natural com perfeição simples e irregularidade sutil também se apresentam fortes neste ano.

FORTE E SUAVE, NEUTRO E ACONCHEGANTE

Precise + Architectural (precisão + arquitetônico)

Estética material forte, característica bruta e minimalista, com ambiente industrial e uma paleta de cores em tons de tijolos e cimento, superfícies oxidadas, vidros, couro, aço e bronze, além de texturas pesadas como corda, tweed, bouclé e veludo.

FORTE E BRUTO, ESSENCIAL E SOFISTICADO

Artistical+ diverse

Globalização e mistura de culturas, arte, artesanato e tecnologia digital são fundidas. Tudo é arte e cada objeto tem sua própria personalidade. Característica forte é o uso criativo de materiais já usados. Cores e formas antes não tão usadas se destacam. 

MISTURA E NOVO OLHAR, PERSONALIDADE E DIVERSIDADE

Focus on Design

Outro aspecto interessante da feira foi uma nova seção chamada Focus on Design, que destaca talentos de um país em particular. Este ano, a apresentação começou com o Brasil, levando 5 estúdios brasileiros que representam tendências variadas do nosso design, trazem novos conceitos em um mix cultural regional e tendências globais, entre eles estão:

Bianca Barbato

Rodrigo Almeida

CHUVA –  Mariana Ramos e Ricardo Innecco

Sérgio J. Matos 

Bruno Jahara