Guia Prático: O que toda Meseira Precisa Saber

No guia prático desta semana, vamos falar sobre todos os tipos de pratos que servimos à mesa. Entre os tipos de prato, temos os Sousplat, Prato raso, Prato de sobremesa, Prato de salada, Prato de pão e  Prato fundo. Hoje vamos falar um pouco sobre cada um e sua função principal. Já a cor e estilo ficam por sua conta. Essa é a melhor hora de brincar na composição da mesa!

Ao pôr a mesa, depois de colocar a roupa de mesa, começamos com os sousplats. O termo sousplat provém da língua francesa e significa “sob o prato”,  e nada mais é do que uma peça que fica embaixo do prato que usamos para os alimentos. Além de decorar e agregar muita sofisticação à mesa, seu uso impede que os pratos quentes marquem o móvel ou que deixem a mesa com aspecto de vazia  quando os pratos usados são retirados.

O sousplat deve ter de 32 a 34 cm e deve ter entrada para o prato. Ele só pode ser usado com o prato principal (raso), nunca com o prato fundo ou o de sobremesa.

C:\Users\Administrator\Desktop\FEIRA - Renan\DSC01215.jpg

Após a escolha do sousplat, é importante saber a função de cada prato e quando o  utilizar:

Prato Raso 

Usado para a refeição principal que precisa de espaço para o corte dos alimentos como proteínas, por exemplo. Leve em consideração, na hora da compra, a durabilidade, o estilo, a versatilidade e suas cores, já que será um dos itens mais usados na sua mesa.

Prato fundo

Usado para alimentos que levam mais molhos ou líquidos como sopas e determinadas massas, cremes e risotos.

No prato fundo, servimos todos os alimentos que mudam sua textura e sabor com a mudança de temperatura. Eles nunca devem ir para a mesa sem um prato raso por baixo.

C:\Users\Administrator\Desktop\FEIRA - Renan\DSC01266.jpg

Prato de sobremesa 

Usado na entrada, em uma mesa de jantar, somente se for para acompanhar saladas ou entradas, mas em geral se acomoda a quase todas as refeições do dia por seu tamanho menor. 

C:\Users\Administrator\Desktop\FEIRA - Renan\DSC01210.jpg

Píres 

Usado para acompanhar a xícara e para refeições como café da manhã ou chá da tarde.

Prato de pão 


Tem cerca de 15 cm de diâmetro. São pequenos para acomodar os pães que acompanharão o cardápio do dia. O prato de pão deve sempre ocupar a esquerda, assim como o guardanapo.