Guia Prático: O Que Toda Meseira Precisa Saber

A mesa posta costumava ser um artigo de destaque apenas em eventos importantes, datas comemorativas, casamentos e festas de aniversário. Porém, ao longo dos anos, esse costume foi sendo ampliado e, hoje em dia, também é comum em reuniões mais íntimas e cotidianas. 

Uma mesa bem decorada e criativa é a chave de sucesso para receber amigos e familiares em casa. Além de fazer com que convidados e parentes se sintam mais especiais, pode ser uma atividade muito prazerosa, principalmente para quem gosta de ser o anfitrião e de ter a casa sempre cheia.

Mesa Posta Alleanza Cerâmicas na ABUP Fair 2019

A mesa posta é uma forma de expressar amor, carinho e gratidão. É nela que compartilhamos momento com as pessoas que amamos, e eu sinto um enorme prazer em me dedicar em cada composição” . Lu Locchi

Colocar arranjos de flores, pratos, talheres e guardanapos da maneira certa, entregar um mimo a um convidado como uma lembrancinha ou um verso de carinho, reforçam as boas maneiras e o costume de realizar as refeições à mesa, com a família e amigos. 

No guia prático “O Que Toda Meseira Precisa Saber”, você irá aprender o essencial para não faltar nada na composição da sua mesa. Pra começar, vamos falar sobre os talheres e seus usos.  

Um bom e completo jogo de talheres será seu melhor amigo na hora de compor a mesa. 

Enquanto os pratos, xícaras e bowls têm a possibilidade de fazer composições diferentes, os talheres são peças que devem ser dispostas sempre da mesma forma na mesa.

DICA: NÃO lavá-los em lava-louças! Por mais que haja recomendações, a alta temperatura pode retirar o brilho dos talheres.

POSIÇÃO DOS TALHERES

Com relação a posição dos talheres, os itens femininos como a faca e a colher, por exemplo, devem ficar à direita. Já os itens masculinos como o garfo e o guardanapo, por exemplo, ficam à esquerda. Os talheres devem ser sempre colocados na ordem de utilização e de fora para dentro, ou seja, os talheres mais afastados do prato serão utilizados primeiro e assim por diante. Ah! A lâmina das facas deve estar sempre voltada para a esquerda, ou seja, para o prato.

Os talheres de sobremesa devem ser dispostos acima do prato maior. A colher e a faca (quando necessária) ficam com o cabo para o lado direto e o garfo com o cabo para o lado esquerdo. Caso tenha prato de pão, a faca para manteiga fica sobre ele com o corte voltado para a esquerda. 

TIPO DE TALHERES

Existe uma diversidade de colheres e cada uma com seu uso específico, como: para frutas, com pequenos dentes; para geleia, que tem formato semelhante ao de uma pequena concha oval. 

As principais colheres e mais utilizadas no nosso dia a dia: 

  • as maiores são feitas para sopa e massa; 
  • as médias, para sobremesa; 
  • e as pequenas, para chá e café.

Os garfos e as facas serão diferentes de acordo com o alimento a ser servido.

  • Garfos maiores são usados para a refeição principal.
  • Garfos menores, para a sobremesa. 
  • Garfos para salada apresentam dentes largos para facilitar a dobragem das folhas.
  • Facas pequenas servem para a sobremesa.
  • As de serra discreta, apenas para ajudarem a colocar o alimento no garfo.
  • As de serra maior são feitas para se cortar carne ou proteínas em geral

Os talheres para peixe são específicos e diferenciados. O garfo apresenta o dente central mais grosso que os demais, alguns com entrada mais profunda e, assim, ajudam a separar a espinha do peixe. Já a faca para este tipo de alimento é pontuda e sem corte, de modo que com ela é possível separar a carne do peixe a ser consumida sem desmanchá-lo.

Ao terminarmos a refeição e nos sentirmos satisfeitos, devemos colocar os talheres dentro dos pratos e de maneira vertical, semelhante aos ponteiros de um relógio ao marcar 6h30 (Mostrando a quem serve que podem ser retirados). Não existe outros tipos de cruzamento de talheres ao se finalizar a refeição.