Cada coisa no seu lugar: conheça o trabalho de um Personal Organizer

Eles transformaram o gosto pela organização em uma atividade lucrativa que facilita a vida das pessoas e alivia o stress da bagunça. Estamos falando do Personal Organizer, também conhecido como consultor em organização, utiliza técnicas e habilidades para otimizar espaços e proporcionar mais tempo e qualidade de vida para as pessoas.

A lista das atividades é grande: organização de malas, armários, documentos, eventos, digital, organização pós- luto, recém-nascidos entre outros. Ou seja, ajudam tanto na organização residencial e pessoal como na comportamental e profissional.

A publicitária e blogueira, Kalinka Carvalho, é consultora em organização e descobriu a profissão em 2010, quando navegava pela internet. “Sempre fui organizada, em casa e no trabalho. Descobri a profissão e resolvi me especializar. Desde então minha vida mudou, pois percebi que poderia ajudar outras pessoas a serem mais organizadas”, diz.

Segundo a especialista, a consultoria começa com uma visita técnica, onde o profissional faz um estudo sobre o espaço a ser organizado e realiza um bate-papo com o cliente para conhecer seus hábitos diários. Após identificar a necessidade da cliente, é realizado um orçamento que pode variar por profissional e por tempo de serviço.

Nas residências, a especialista explica que os locais mais bagunçados geralmente são guarda-roupas, armários de cozinha e documentos. “Nesses casos, a primeira tarefa a ser feita é verificar o que não está em uso e que pode ser descartado ou doado. A segunda tarefa é categorizar os itens e guardá-los em lugares etiquetados para que o cliente crie o hábito de retorná-los a seu lugar”, afirma.

Segundo Kalinka a procura pelo serviço vem aumentando, embora ainda não seja uma atividade regulamentada e reconhecida. Apesar disso, já existem cursos de qualificação em áreas específicas da organização, além de já existir uma associação para profissionais da área, a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade).

Para a consultora, não basta ser organizado para exercer a função, é necessário ter habilidade pessoais somadas a técnicas e conhecimentos adquiridos por formação ou cursos. Além disso, kalinka também é palestrante e diz que o profissional pode dar treinamentos e cursos sobre gestão de tempo e produtividade, etiqueta, treinamento de empregados entre outros.

3 dicas da especialista para quem quer ter uma vida mais organizada:

1. Uma das principais dicas para quem quer se organizar é ter uma agenda para anotar os compromissos. O cérebro foi feito para criar e não guardar informações. Então, a melhor maneira é retirar os compromissos da cabeça e anotá-los na agenda. Verá que com isso conseguirá ser muito mais produtivo. 

2.Para manter a casa organizada existe o mantra: um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. O que isso quer dizer? Defina a “casinha” dos objetos e sempre que terminar de usá-los retorne ao local. Você vai perceber que dessa forma será muito mais fácil manter a casa em ordem. 

3.Reserve 5 minutos do seu dia para recolher as coisas espalhadas da casa e retornar para o local, mas CUIDADO com seu nível de exigência na organização, não queira que sua casa pareça uma capa de revista, pois lá não há pessoas morando. Curta sua casa, aproveite seu cantinho e com pequenos atos de organizaçāo sua casa já se manterá em ordem. 

Quando precisar de uma mãozinha com a bagunça, entre no site da associação ANPOP (www.anpop.com.br), lá existe um mapa onde você encontra todos os consultores cadastrados por região. 

Para conhecer mais o trabalho de Kalinlka Carvalho, acesse o blog: http://kalinkacarvalho.com.br/blog