Dia do Profissional de Organização: dicas para organizar Louceiros

Neste Dia do Profissional de Organização, vamos falar sobre um assunto de interesse de toda anfitriã:Louceiros! Conhecido como “O Closet das meseiras”, é nele ondem ficam guardadas e preservadas todas as louças de um acervo. A psicóloga e anfitriã Andrea Lorena, do IG @vireidonadecasa, revelou quais truques usa no dia a dia para manter seu Louceiro sempre lindo e organizado. Confira:

Um dos principais segredos de Andrea para manter tudo em ordem são os organizadores de louças. Eles auxiliam na distribuição do espaço e permitem com que tudo fique acessível. Outra vantagem é que as peças não correm o risco de trincar e ficam sempre à vista.

Outra dica da anfitriã para quem está começando, é guardar as peças de forma setorizada, separando pratos, xícaras, manteigueiras, açucareiros e outras peças. A setorização pode ser por grupos, jogos ou até mesmo por cores.

Andrea também optou por deixar as louças do dia a dia nas prateleiras mais baixas, enquanto as menos usadas, nas prateleiras de cima. Outro truque da anfitriã para cuidar das peças é sempre devolver as louças ao acervo depois de limpas e secas.

A anfitriã transformou a própria dispensa da cozinha em Louceiro. Segundo ela, uma das melhores escolhas que fez, já que prefere o uso de prateleiras por serem mais resistentes e poderem ser fixadas as paredes. Uma boa dica para quem tem receio de usar armários, já que costumam cedendo com o tempo.

A psicóloga também possui uma linda cristaleira, que usa para guardar louças mais leves como jogos de xícaras e cristais. Ela diz que cuida com muito zelo e sempre checa a situação das prateleiras.

Mais dicas sobre Louceiros:

 Divida o Louceiro em, no mínimo, quatro partes: Copos e taças, aparelhos de jantar e chá, faqueiros e prataria.

 Copos devem ser guardados enfileirados, nunca um dentro do outro. Existe a exceção para as xícaras, pois elas são mais sensíveis e podem quebrar.  Guardar prataria em sacos plásticos acelera a oxidação das peças. Embalagens de feltro são opções ideias.

 Para a organização de bandejas, crie nichos com 12cm de largura e 45 de altura em média.

 Reserve prateleiras ou vãos de 50cm de altura para pilhas de pratos.

 Lembre-se que o essencial de um Louceiro é que as peças estejam sempre à vista e acessíveis.