Conheça os principais Serviços de Mesa

Uma das primeiras decisões a se tomar ao preparar para receber um grupo de pessoas em sua casa é qual tipo de serviço de mesa que você irá utilizar. Mas o que seria um “Serviço de Mesa”? É a forma em que você disporá e apresentará aos convidados os itens da mesa (louças, talheres, taças…) e os pratos (refeições) que serão servidos.

Planejar a recepção com o serviço de mesa adequado garante que ela seja realizada com primor. Com isso, veja os principais serviços a seguir:

Serviço à Brasileira: Um serviço de mesa bem comum no Brasil, mas que também ocorre em outros lugares  do mundo, é quando se monta a mesa posta juntamente com as travessas da refeição. É mais prático por ser tudo servido em uma só mesa e dispensa uma quantidade grande se adornos para decoração, já que grande parte da mesa será ocupada pelas travessas.

Serviço à Americana: Mais informal e descontraído, indicado para ocasiões em que você receberá uma quantidade de convidados maior do que à que sua mesa comporta, ou então,  caso você queira fazer uma apresentação diferente com as louças e travessas. Nesse serviço todos os itens ficam dispostos na mesa ou em um buffet / aparador, sem a mesa posta. Os convidados se servirão e sentarão pela casa para comerem.

Use sua criatividade, coloque laços nos pratos, talheres em vasos ou potes charmosos, taças em bandejas, etc, e encante seus convidados. 

Serviço Franco-Americano: Um serviço de mesa posta e aparador/buffet onde ficarão as comidas. Com este tipo de serviço você terá bastante espaço na mesa para utilizar adornos e arranjos florais. 

Independentemente do serviço que escolher para sua recepção, abuse da criatividade e coloque muito amor em tudo o que fizer. O resultado será uma recepção com convidados encantados com tudo o que você preparou para eles com dedicação e carinho!

Por Alexandra Godoi, consultora de Mesa Posta